segunda-feira, 4 de julho de 2011

Educação

De fato não vou vir aqui pra falar bem da educação nacional, é mais que nítido, é mais que gritante a discrepância do Brasil com o resto do mundo na questão de Educação somos demasiadamente defasados com os outros, isso é comprovado.
Mas a culpa é de quem? Dos políticos vão dizer, mas não apenas deles, nosso problema é muito mais intrínseco que isso, concordo com Jabor quando ele fala que nossa falta de educação foi planejada, mas você se pergunta quando? Simples, desde quando éramos colônia...
Não é vantajoso para qualquer metrópole que sua colônia cresça intelectualmente, mas essa situação veio se arrastando de tempos e pegamos esse vicio, aprenderam a nos manipular através disso e nem nos incomodamos com isso. Aparentemente parece que nos acomodamos com isso, ou nos ensinaram a ser, porque não conseguimos discernir o que é concreto, aparentemente sempre nos dizem abstrações das quais não questionamos.
Deturpamos tanto essa questão da educação que muitos, e quando digo muito é uma estrondosa maioria, que a educação serve para passar no vestibular, ignoram totalmente a necessidade dela para nos dar criticidade de analisar as coisas a nossa volta, ter a capacidade de entender que pior que ta fica, o se não fica!
O fato que a solução é complexa, o problema já é crônico. Ser professor é ingrato, o salário de 1 parlamentar se equipara ao de mais de 300 professores, não só apenas o salário ser baixo o nível de stress é muito grande tanto do lado do professor quanto do aluno que já vai pra escola desmotivado, acreditando que não tem o porquê aprender aquelas coisas, que acha que seu desenvolvimento, sua conquista profissional vai vir de atividade braçal e não desenvolvimento intelectual.
Isso é uma gigantesca bola de neve que eu particularmente não tenho conhecimento suficiente, ou pelo menos não me conceituo dotado de tanto conhecimento para conseguir mensurar isso.
Mas mesmo assim a única forma de mudarmos isso é com educação, e parem de pensar que isso é uma fantasia, que isso é impossível, isso só precisa de alguma forma de expressão atitude. Eu não vou pra Brasília gritar e reivindicar, não por enquanto, e mesmo que pequenas eu faço a minha atitude, me expresso com textos e com o mais importante eu VOTO, pois eu acredito na minha nação que com um árduo trabalho conseguiu vencer a ditadura instaurada por militares. Infelizmente não vi “os caras pintadas” derrubarem um presidente, mas acredito que algo mais esta por vir.
O Brasil tem sim muito potencial, mas enquanto não investirmos forte em educação todo esse potencial que temos, não vai passar de potencial e não vai ter nem uma representatividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário