segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vamos fazer AGORA

Infelizmente ontem já passou e o daqui a pouco ainda não chegou... Com isso o que te resta?
Para de se contentar com pouco e viver essa parcialidade, decompondo o que você quer ser nas entranhas do passado ou nas arestas do futuro, censurando os sonhos na sua vida sem perceber que não faz sentido estar vivo sem estar vivendo!
Você viveria muito melhor se desprendendo desse teatro diário em que te incumbem de sempre estar interpretando o ato passado enquanto decora a fala da próxima cena e você se entrega e se perde deixando de perceber alguns poucos da platéia que te notaram.
A vida é para acontecer enquanto esta acontecendo, você não desfaz o que passou e nem tão pouco pode ter certeza que vai estar lá fazendo daqui a pouco, nascemos sem pedir e vamos morrer sem querer vamos viver esse intervalo, sempre considerando que esse intervalo é agora.
As lembranças são boas para serem visitadas, mas essas vivem no passado, as expectativas até devem ser cultivadas, mas elas ainda não chegaram você muito provavelmente não vivera cada um dos seus momentos como desejaria, mas quanto mais oportunidade você se der de viver, mais chances você tem de colher cosias boas.
É só agora que você tem a oportunidade de viver as melhores coisas quais se têm pra viver, as que viveram não voltaram e as outras que você gostaria de viver só podem existir se você quiser fazer valer o que você tem agora pra ser.
Porque não existe outro momento a não ser agora para você sentir e se entregar ao desejo, ao abraço, ao beijo, a vitória ou todas as outras tantas cosia que te fazem bem.
É só agora que você foi abençoado com a oportunidade de admirar o azul do céu ou o brilho das estrelas, o frescor da chuva ou o calor de quem você ama, o agora é bem simples e rápido, mas poder ser visto e vivido por toda a sua vida.
Se entregue ao timbre das cosias boas que o agora te proporciona, rasque e livre-se desse script que te deram, é muito melhor se deixar ser do que se entregar a interpretar, o mundo faz as cosias acontecerem mesmo que você não queira, mas depende de você fazer tudo isso valer.
Levante-se e mecha-se você só tem agora pra fazer isso!

Um Mundo por Imagens

Cada um de nos observa e absorvem dogmas diversos, cria para isso uma imagem, um símbolo para representar as mais diversas cosias com os mais variados aspectos. Símbolos esses que podem ser exemplificados como os mártires de grandes revoluções ou ainda os simbolismos de instituições como a igreja e ainda a família, até fatos podem se tornar uma imagem.
 Gravuras que são estampadas por toda a nossa volta, para ser lapidado em nossas almas, um simulacro para assim nos condicionar a aceitar opiniões atitudes ou até mesmos bens de consumo. Mas cada uma dessas ilustrações culmina nas mais contraditórias situações, pois muitas dessas imagens perdem, não diria seu significa, já que não podemos dizer que um dia elas realmente tiverem um, mas boa parte do significado que querem que a nos seja explicitado. Para elucidar melhor isso análise historicamente o peso e o significado dos dogmas da igreja ou ainda a acepção de família, imagens consagradas por tempos e tempos que hoje foram diluídas, os valores de família foram diluídos, facilmente observados na quantia de divórcios que temos hoje, também na descaracterização da fé discutida ultimamente sobre aborto!
 Mas muito maior que esse, digamos “problema” do mundo de nos oferecer essa avalanche de símbolos que nem notamos e pior nem discutimos, relevou ainda o fato que criamos para nos as nossas próprias imagens. Simbolismos do dia-a-dia que criamos para nos equilibrar, para de certa ou incerta forma nos centrar assim dizendo para nos proteger do mundo e até de nos mesmo.
 Como assim nos proteger? Simples nos proteger de nossos medos, já que o homem quer sempre ter muita certeza das coisas. Dessa forma, criamos uma infinita quantia de imagens. O homem tem tanta necessidade de mensurar as coisas que acredita ser capaz de fazer isso de alguma forma com os sentimentos e expressa essa graduação, esse significado em imagens. Rapidamente relembrando a igreja podemos dizer que ela utilizava o simbolismo de demônios como coisas horripilantes para instigar medo aos fieis para assim eles seguirem seus dogmas, tentava e conseguia expressar para o povo a imagem do “bem” e do “mal”.
 Isso significa criamos imagens para nos, sobre nos, algo como uma mascara, oferecemos isso ao mundo para quem sabe sermos respeitados ou até temidos depende do que você julga como necessário. No fim todos irão vender imagens e ganha quem consegue mentir mais sua imagem para ela fingir ficar próxima da verdade, assim ficamos suspensos entre a realidade da vida diária e a sua representação.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Todo mundo toma “TOCO"

Boa noite (madrugada no caso) caros leitores (as), escolhi falar minhas bobeiras perante a um fato por qual qualquer pessoa passa... O TOCO!
O “toco” é uma coisa tão, mas tão generalizada que realmente não vem com CNPJ pra dizer de qual sexo é, cor, idade, região e até classe social...
Como experiência própria eu falo que para mim é e sempre foi uma experiência das mais desagradáveis, o gostinho ruim que tem isso...
Explicando para quem ainda não tenha idéia do que seja o “toco” eu falo “toco” ou “tomar toco” é quando você toma o fora da pessoa que você quer ficar, fica, quer namorar, namora... Quando aquela pessoa que você deseja, te troca, te abandona, ou simplesmente cansa de você... Da forma qual você toma um “toco” na mesma proporção e facilidade com que oferece “tocos” você não é a única bolacha do pacote, mas há quem veja graça em ti e que te ache interessante. Pode ou não ser quem vai te fazer feliz por toda a vida, mas você da o “toco” já que no momento você não vê nada de interessante para seguir com ela.
Por uma infinidade de motivos você pode aceitar ou não uma pessoa... Você pode dar “toco” por ela não ser da idade que você deseja, da cor que você deseja ter o corpo a sua vontade, cor dos olhos, padrão social, convicção, maturidade ou consistência.
Mas você nem faz questão de perceber, analisar o porquê você não quer, você simplesmente não quer...
Desse ponto parte uma coisa difícil, como dar o toco caso você não sinta desejo, como um breve parêntesis deixo muito claro que independe da forma que você recebe o toco, se todos, TODOS fossem sinceros na hora do “toco”, na hora de dar ele, já seria uma grande partida.
Como partida, ofereço a vocês as desculpas que provavelmente MUITOS utilizaram: Não estou no clima, tenho namorado (a), você é muito meu amigo (a), acho que eu e você não rola, vim aqui só para dançar mesmo, estou de boa de ficar...
Pode e de certa forma há ainda outras tantas formas de se dar o toco, mas independente de ser homem ou mulher maquiamos o “toco” para não machucar a outra pessoa, ao mesmo tempo acredito ser ridículo acreditar que tomar o “toco” seja o fim do mundo.
Mesmo que o fora que você leve seja da pessoa amada, ter apenas o amor como alicerce não é certeza alguma de felicidade, por experiência de vida vamos ter a prova que escolhemos ou deixamos nos apaixonar, amar ou coisas do gênero por pessoas que muito provavelmente nunca foram merecedoras de nosso desprendimento com elas.
Maquiar o toco dependendo pode até ser meio babaca mesmo, há condições que você precisara ser sincero para o bem do outro, há momentos que não, sua maturidade e discernimentos vão dizer como deve proceder...
Pois as vezes até mesmo o simples silencio pode ser muito mais eloqüente do que todas as palavras que podem ser ditas, pois é uma puta idiotice, babaquice e mais outros tantos perversos adjetivos você criar uma desculpa esfarrapa ou elaborada no toco para enaltecer seu ego ou qualquer coisa para distrair ou maquiar ou valorizar o “toco”.
Garotas ou garotos como foi dito o “toco” não exige CNPJ e pode vir de qualquer um para qualquer um, não se destrua por receber um, muito menos se valorize por ofertar um, “toco” é só mais uma futilidade, ele existiu no mento em que não houve comprometimento ou certeza de que aquele momento valia apena, era significante, valioso ou único.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

''The Big Machine''



Recentemente eu estava ouvindo uma música de uma banda chamada ''Pain of Salvation'', banda simplesmente genial, com letras de denúncia político-social e uma montagem das músicas praticamente impecável, músicas realmente muito bem feitas, e gostaria de deixar aqui nesse post uma letra de uma música deles, primeiro em inglês, depois a tradução em português (é sempre bom deixar a letra em inglês, pois quem sabe a língua acaba vendo termos às vezes mais adequados que na tradução), lá vai:

 

The Big Machine

'...and he actually held up the weapon before our eyes, and there, dressed
in a suit and tie, he smiled and told us with pride in his voice that "this
model was largely represented in the Gulf war!".
He was so very proper and clean. And so alarmingly blind!'

Welcome inside the machine
It hurts!
Go numb, go blind...
One's drilling out a pipe
One adjusts the aim
One makes trigger parts
Weapons as a game!

All trapped in killing routine
Washed clean...
...by this machine

On these grey walls
Lovely pictures of the weapons we produce
But not their actions...

All are part of the big Machine
We do our job
"Guilty!"

But what if we save?
And what if we solve?
And what if we build?
And what...

...what if we lose control?
What if we lose control?
What if we lose control?
What if we lose control?

(I am just a wheel!)

...and what if we ...stop?


O Grande Sistema

"... e ele realmente ergueu a arma diante de nossos olhos,
e ali, vestindo terno e grava,
ele sorriu e nos disse com orgulho em sua voz que
'esse modelo foi bastante usado na Guerra do Golfo!'
Ele era tão decente e limpo.
E tão espantosamente cego!"

Bem-vindo ao interior do sistema
Isso dói!
Fique anestesiado, fique cego...
Alguém ajusta um cano
Alguém ajusta o alvo
Alguém faz o papel de gatilho
Armas como um jogo!

Todos presos à rotina de matar
Deixados limpos...
... por esse sistema

Nessas paredes cinza
Belas fotos das armas que produzimos
Mas não de suas ações...

Todos são parte do grande Sistema
Nós fazemos nosso serviço
"Culpados!"

Mas e se salvarmos?
E se solucionarmos?
E se construirmos?
E se...

... se perdermos controle?
E se perdermos controle?
E se perdermos controle?
E se perdermos controle?

(Eu sou apenas uma roda!)

... e se nós... pararmos?

Banda conceitual de primeira qualidade, essa música mostra muito bem o poder de controle, de aprisionamento físico e principalmente mental planejado pelo sistema que faz até com que um dono de fábrica (e o pior, na música é um dono de fábrica de armas!) consiga controlar seres humanos supostamente livres, ainda com um questionamento final que trás certa esperança (''e se nós pararmos?''), mas a resposta para essa pergunta fica inerte. Países como os EUA, ou mesmo o acontecimento que houve em São Paulo quando o ex-governador josé serra mandou a tropa de choque da polícia calar na base da porrada os professores grevistas (o velho termo ''big stick'' sendo aplicado literalmente) fica como exemplo de uma sociedade, infelizmente, submissa.

Procurem conhecer mais sobre essa banda, ela me ajudou muito a me libertar de certos ''conceitos'' retrógrado imposto por essa sociedade tão ''evoluída''.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fractais

Estou montando esse post para mostrar com praticidade o quão alienadas as pessoas são com relação ao que existe em suas voltas. Fractais são, praticamente, padrões que se repetem em diferentes ''níveis''. Vou mostrar analogias de fractais com imagens que estão bem na nossa cara, mas que você não costuma enxergar, pois prefere ver a novela da globo do que pensar sobre sua existência:
Veja a representação de um átomo:
O sistema solar:
E a Via Lactea, nossa galáxia:

Percebeu a semelhança? percebeu os padrões repetindo em diversos níveis? um centro, com objetos ''girando'' ao redor desse centro, melhor chamado de núcleo. Eu poderia ter mostrado várias outras imagens mostrando os mesmos padrões se repetindo, como uma célula animal ou um planeta e seus satélites naturais orbitando em volta do mesmo.
Se você não foi capaz de enxergar essa semelhança, você precisa urgente levantar a bunda do sofá de sua casa, andar até um jardim e dar uma olhada à sua volta, ficar olhando até conseguir encontrar fractais e relações que incluem você com bem-estar do planeta Terra, caso você já havia percebido esses padrões universais antes de ter visto esse post, parabéns, você vale alguma coisa...
Mostrei esse conceito de fractais também para poder usar com mais tranqüilidade algumas relações mais ''filosóficas'' nos meus posts futuros, para poder enriquecer mais os meus textos.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Demagogia não deve ser crendice!


Boa madrugada queridos leitores ou leitoras do blog... Esse texto veio assim a minha mente depois que uma colega me fala um perola no meu MSN eu acredito que a gente mesmo pode deixar o ano melhor .... naum precisa ficar torcendo pra isso acontecer e simm fazer acontecer
A na boa, vai cagar para o Otário que acreditar nisso... Já citei em texto uma passagem do Raul num dos textos e falei claramente que você não chega a lugar nem um sem atitude a não ser carregado! Claro, confirmo, mas você achar que toda uma jornada assim você pode fazer sozinho você é prepotente e hipócrita seu otário do caralho!
Caramba, o que eu falo é pra ser considerado, nem por isso verdade absoluta, mas velho tenha o mínimo de discernimento, não vivemos em sociedade por nada!
Como simples exemplo eu deixo um do xadrez, você não consegue fazer uma boa partida de xadrez sem ter pelo menos metade das peças no tabuleiro, você apenas com o rei no tabuleiro ainda não perdeu, mas é impossível de alcançar a vitoria.
Assim você acredita que de alguma forma você é assim abençoado ou doce de acreditar que pode mudar tanto as coisas assim, ou ser tão independente das coisas que suas atitudes são as únicas e exclusivas para fazer algo bom ou não?
A, vai tomar no olho do se c#$%#, você é um trouxa, é mais que evidente que uma pessoa precisa de outra pra se completar, mas não por isso tu tens que sucumbir a isso, mas mesmo assim não esta a seu alcance todas as coisas. Para começar você não controla quem morre ou quem vive, se você estuda você não escolhe quem estará na sua sala, nem terá controle para com seus companheiros de trabalho!
Você no Maximo pode apenas ter as melhores atitudes possíveis para aceitar e melhorar o quadro que se encontra evidentemente que ele vai ser simples para alguns e nem tão simples para outros, mas não parta desse pressuposto de sua ignorância acreditando que sua opinião faz valer de alguma coisa absoluta, para ser assim precisa ser verdadeiro.
E uma idéia que abita apenas sua mente não é, nem de longe, uma verdade, é apenas uma idéia, talvez alguém a tenha como boa, mas indiscutivelmente uma idéia sem provas ou parâmetros e assim, nunca uma verdade.
Sabe por quê? Hora bolas nunca escolhi que um governante meu fosse corrupto, tanto que votei em candidatos que nunca tiveram envolvidos com qualquer tipo de escândalo, mas observem quantos escândalos há na área de atuação de nossos governantes.
A sim eu fui o cara que fiz acontecer para isso ocorrer? Obviamente que não, dessa forma já me cansei de defender e levantar argumentos para provar como essa ideologia é errado, dependemos de outros e ponto final, podemos sim fazer alguma coisa por nós mesmo de diferente, mas isso não resolvera tudo!
Somos animas incapacitados que utilizamos apenas 10% de nossa capacidade cerebral, com isso não acredite que suas idéias ou esse texto são absolutos, mas com o mínimo de discernimento você agrega parâmetros suficientes para entender que o texto é muito mais racional que a frase do MSN.
Pois eu torço para que a humanidade desperte para algo melhor, mas não tenho forçar para fazer com que ela desperte, assim apenas peço encarecidamente que acordem e olhem a sua volta, tenham noção, criticidade e discernimento.
Sua opinião não é errada, mas nem por isso absoluta, mas você merece um vai tomar no seu c#$%# pela prepotência, esse seu absolutismo de idéia e mais que tudo, pela demagogia escorraçada nessa frase. Pois PORRA nós dependemos de outros, assim como o xadrez existem mais de uma peça que te leva a vitoria e com certeza não é uma única, isso é arrogância.  

sábado, 1 de janeiro de 2011

O que sou - por Keriton Lopes






 Minha vida é feita de um punhado de coisas um pouco fúteis que quem sabe todas juntas podem erguer um significado qualquer...
 Como algumas pessoas eu existo, mas não sou notado, um contador de historias querendo poder ser quem muda a historia contada.
 Sempre displicente eu viajo olhando tão para longe, tão distante tentando ver meu futuro, que deixo de olhar pra perto e perceber o que sou, quem sou e se eu posso dizer que sou alguma coisa.
 Mas perseverante eu sigo e insisto eu sou crédulo num propósito que não consigo explicar ou no mínimo é nisso que eu quero acreditar.
 Infeliz eu me descubro inconseqüente nos meus métodos, abraço e mergulho fundo nas minhas idéias.
  Ainda sim sou afortunado, por ser ainda sim um pouco criativo para elaborar, até que boas soluções com muito bom humor para sair dos meus apuros.
  E talvez dessa criatividade que saia a vertente para eu cultivar essa minha arrogância sempre carregando a minha certeza até que me imponham o contrario ou até o tempo vir esclarecer minha frustração.
 Mas com toda a sinceridade que tenho, sinto vergonha de cada um dos meus erros, não sei viver escondendo as coisas que sinto ou as coisas que faço.
 Sempre com bastante preguiça para pedir desculpas e sem quase nem uma estima de que elas serão aceitas deixo os erros que construí desmoronarem sobre mim, para tentar reconstruir sozinho cada coisa boa que desmoronou junto.
 Alem disso me resta muita paciência para que de forma bem extrovertida eu consiga lidar com isso sempre com bastante carinho para tratar os alvejados por essa minha inconstância.
 Desta forma tentando usar da humildade que não cultivo muito bem, pergunto o que sou? Aventuro-me em me expor apenas para ser julgado, pesado e medido e se não for descartado, talvez atendido.